1º Missão Técnica da Oficina da Norma de Desempenho

Nos dias 23 e 24 de outubro, a Comunidade da Construção de Goiânia coordenou a 1ª Missão Técnica da Oficina da Norma de Desempenho. Em dois dias, 28 profissionais realizaram visitas aos laboratórios do Centro Tecnológico do Ambiente Construído (Cetac), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), ao Instituto Tecnológico da Construção Civil (iTEC) e às empresas Tecnisa, Eztec e Tarjab Incorporadora. A missão teve como objetivo promover a troca de experiências quanto às melhores práticas relacionadas ao desempenho das edificações. O grupo, composto por consultores, coordenadores, gerentes e diretores técnicos, teve a oportunidade de conhecer as boas práticas, as inovações e as soluções técnicas pensadas para cada empreendimento visitado.

Visita ao IPT − A primeira visita da missão foi realizada no IPT. No dia 23, o grupo conheceu parte das instalações laboratoriais do Centro Tecnológico do Ambiente Construído (Cetac) e do Centro de Metrologia Mecânica, Elétrica e de Fluidos (CTMetro). No Cetac, foram visitados os laboratórios de Segurança ao Fogo e a Explosões (LSFEx), de Conforto Ambiental e Sustentabilidade (LCA) e de Componentes e Sistemas Construtivos (LCSC). Durante a visita, os profissionais tiveram a oportunidade de aprender com os técnicos do IPT quanto à avaliação do desempenho e da qualidade de produtos, componentes e sistemas para edifícios; reação ao fogo dos materiais e conforto acústico de edificações. No CTMetro, os profissionais de Goiânia conheceram o maior Túnel de Vento da América latina, com 40 metros de comprimento. Aliado à infraestrutura de ponta e à competência da equipe do IPT o túnel permite oferecer soluções em aerodinâmica de edificações; conforto ambiental; energia eólica; segurança e otimização de estruturas; caixilharia e revestimentos de edificações; e apoio à elaboração de planos diretores para as cidades.

Visita ao ITEC − Na manhã do dia 24, a visita foi no ITEC. O laboratório é especializado na realização de ensaios de esquadrias e fachadas (conforme NBR 10821:2011 – Esquadrias para edificações); guarda-corpos (conforme NBR 14718:2008 – Guarda-corpos para edificação); e vidros temperados (verificação dimensional e de fragmentação; determinação de resistência ao choque térmico e mecânico; e classificação de segurança). O ITEC é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE), sob o número CRL 0356, para ensaios de esquadrias, fachadas-cortina e guarda-corpos; além desses ensaios, o instituto desenvolve ensaios para produtos que não possuem normas técnicas brasileiras específicas. Quanto à visita, essa foi dividida em dois momentos: inicialmente o grupo participou de uma palestra técnica ministrada pelas gestoras do laboratório, quando foram discutidos temas como Norma de Desempenho, esquadrias e guarda-corpos; ao final da visita o grupo seguiu para um passeio às instalações do laboratório.

Visita à obra Splendor Ipiranga, da Eztec − Empreendimento de alto padrão localizado a poucos metros do Parque da Independência, em São Paulo, é composto de uma torre com 21 pavimentos. O grupo de Goiânia foi recebido pelo gerente técnico, Gustavo Martins; pelo gerente de qualidade, Samuel Gosch; pela engenheira da qualidade, Jessica Roese; e demais integrantes da equipe técnica da Eztec. Dentre os diferenciais do Splendor Ipiranga, destaca-se o tratamento para atenuação de ruídos sonoros, infraestrutura de ar-condicionado nos dormitórios e salas, pay per use e administração patrimonial. Durante a apresentação, foram mencionadas as estratégias da empresa para enfrentar a crise econômica dos últimos anos, destacando-se o investimento em pesquisa e adequação dos projetos para atendimento à Norma de Desempenho, planejamento, gestão e controle de qualidade de todos os projetos, e boas parcerias com fornecedores. A manutenção de uma equipe técnica própria, que atua desde o planejamento à entrega dos imóveis, também é motivo de orgulho para a Eztec.

Visita ao stand de vendas e à obra Soberano by Tarjab − Reconhecido pelo Prêmio Master (organizado pela Fiabci-Brasil e pelo Secovi-SP) como modelo de aplicação da Norma de Desempenho de Edificações, o edifício Soberano é o primeiro empreendimento residencial do Estado de São Paulo que atende aos critérios e diretrizes da NBR 15575, conforme nota divulgada no site da empresa. O grupo de Goiânia foi recebido por um dos fundadores da Tarjab, o economista José Ross Tarifa; pelo diretor técnico, Sergio Fernando Domingues; pelo gerente de projetos, Rodrigo Yamamura; e por Alex Takashi, também da área de projetos. A palestra técnica, ministrada por Domingues, abordou o processo de atendimento da obra quantos aos requisitos de estabilidade estrutural, segurança contra incêndio, desempenho térmico, conforto acústico, lumínico, tátil e antropodinâmico. Momento especial deu-se com as palavras de ensinamento de José Tarifa. O anseio em compartilhar a sua história e a suas experiências de vida foi o toque de emoção dessa primeira missão técnica, sendo exemplo de inspiração para engenheiros, arquitetos e empresários.

Visita ao bairro planejado Jardim das Perdizes, da Tecnisa − O grupo foi calorosamente recebido pelo diretor de obras, Joelson de Oliveira Santos; pelo gerente geral de obras, Rodrigo Okamura; pelas engenheiras civis, Camila Pereira de Oliveira e Rosa Alice Sant Anna. O premiado empreendimento Jardim das Perdizes é o primeiro bairro, na cidade de São Paulo, com Certificação Ambiental AQUA. Situado na zona oeste, o bairro contará com 11 condomínios independentes, além de 01 hotel, 01 torre comercial corporativa, 01 torre com salas comerciais e strip mall (mix de lojas). O projeto urbanístico contempla ainda um parque público central com 44 mil m² de área. Todas as torres estão em processo de certificação para o Procel Edifica nível A, e LEED NC nas torres comerciais. As certificações devem-se às medidas sustentáveis admitidas, como o sistema de drenagem de águas pluviais; adoção de pavimento drenante nas pistas do parque; aquecimento de água por painéis solares; instalações para recargas de carros elétricos nos condomínios, além da segregação de lixo e sistema de compartilhamento de bicicletas (bike sharing). Para reduzir a poluição visual, o bairro possui toda a rede de tubulação subterrânea (energia elétrica, telefonia e TV a cabo).

 

FOTOS

Cadastre seu e-mail

Mantenha-se atualizado com nossos eventos. Deixe seus dados e selecione o grupo em que você se encontra.

CAPTCHA
  logo comunidade da construcao Rua João de Abreu, nº 427, Setor Oeste - Goiânia-GO - CEP: 74120-110
Telefone: (62) 3095-5178  |  comunidadedaconstrucao@sinduscongoias.com.br